Páginas

3 de setembro de 2012

CRIATITUDE

O que você está fazendo para preservar o mundo? Constantemente ouvimos essa pergunta na tv, na escola ou até mesmo nas prédicas do pastor. Talvez já até estamos cansados de tanto ouvir sobre preservação ou aquela palavrinha bonita, chamada sustentabilidade. Mas o que significa preservação e sustentabilidade? O consumismo inconsciente está limitando os recursos naturais do mundo e colocando em risco todos os seres vivos. Não adianta mais ficar só nos discursos, preservação e sustentabilidade é "prática", é protestar, agir, é cobrar políticas públicas que favoreçam o meio ambiente, consumir apenas o necessário e cuidar da criação como ela merece.
Nesse sentido nasceu o projeto Criatitude. A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceira com o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE), selecionou 22 jovens de 10 sínodos da IECLB e mais 06 jovens de igrejas luteranas da América Latina para integrar ao projeto e assim multiplicar boas práticas ecológicas. O projeto buscou envolver jovens lideranças em diálogo com a Cúpula dos Povos, na Rio + 20, entre os dias 17 a 20 de junho de 2012.

Representando os grupos de Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém, foram selecionados para esse evento o professor da ADL Alex Reblim e a candidata ao ministério Pastoral em PPHM em Domingos Martins, Gizele Zimmermann. Pudemos participar de reflexões e discussões sobre as políticas para a preservação do meio ambiente com autoridades e lideranças de movimentos sociais e religiosos. Entre elas, destaca-se o bate papo com a ex candidata a presidência Marina Silva. O grupo também coordenou oficinas na tenda "Religiões por Direitos" para participantes da cúpula. Os jovens do projeto Criatitude puderam participar da marcha da Cúpula dos Povos no centro do Rio de Janeiro, que reuniu em torno de 80 mil pessoas.

Site da Cúpula dos Povos: www.cupuladospovos.org.br
Alex Reblim Braun
Coordenador Sinodal da JE