Páginas

3 de setembro de 2012

A Juventude Evangélica do SESB no Congrenaje


Entre os dias 23 a 27 de Agosto, no frio de Pelotas, aconteceu o XXI Congrenaje e o VII Fest'Art. O Congrenaje acontece a cada dois anos e é o evento de maior estância da Juventude Evangélica da IECLB. Nesse ano foi trabalhado o tema "Conectados com Deus, protagonistas no mundo". Reunindo em torno de mil jovens de todos os 18 sínodos.
Os jovens do Sínodo Espírito Santo a Belém chegaram em peso na cidade de Pelotas, em uma caravana de 116 pessoas. Como relataram diversos participantes, conforme os ônibus se aproximavam do estado do Rio Grande do Sul a ansiedade ficava maior. Durante as mais de 80 horas de viagem (ida e volta) os jovens puderam se integrar, brincar, contar piadas e conhecer as diferentes paisagens do nosso Brasil. Além do mais, todo o grupo estava muito bem preparado para o frio do Sul. Todos esperavam a oportunidade para ver a geada, no terceiro dia acordamos empolgados para ver os carros e gramados congelados devida as baixas temperaturas.
A empolgação para o Congrenaje já era grande na internet. No facebook, por exemplo, (www.facebook.com/groups/congrenaje), jovens de toda a IECLB compartilhavam suas expectativas. Mas a experiência real no congrenaje é muito maior, lá sim pudemos trocar experiências, ouvir sotaque diferentes, fazer arte e celebrar juntos. Tivemos experiências inesquecíveis naqueles dias. Como relatou o jovem Christian Dones (paróquia de Afonso Cláudio), "parece que ficamos mais luteranos depois do congrenaje, foi a atividade mais legal que participei nesse ano".
E para quem não foi? Perdeu! Mas isso não é motivo para ficar triste! O próximo congrenaje vai acontecer em 2014 no Sínodo Amazônia, no estado de Rondônia. Mais uma vez vamos encher pelo menos dois ônibus com os jovens dos nossos grupos de JE. Já vamos nos organizando em nossos grupos para não ficar de fora. Que continue abençoando todos os trabalhos com a juventude na IECLB.







Alex Reblim Braun
Coordenador Sinodal da JE