Páginas

22 de maio de 2019

Juventudes e Pessoas Idosas: Sínodo Espírito Santo dá início a nova campanha diaconal



A Juventude Evangélica tem mostrado o quanto a Diaconia é importante e quer manter o engajamento em diversas pautas relacionadas ao tema. Continuidade da campanha Juventudes e Diaconia, a nova campanha lançada pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica tem como foco dessa vez a pessoa idosa.

Entender e cooperar com a pessoa idosa se mostra imperativo entre nós por dois motivos. Para começar, é um assunto que será cada vez mais evidente pelos números: a população brasileira vive cada vez mais e, na IECLB, o perfil etário de membros revela que somos uma Igreja que também está envelhecendo.

Porém, não são somente os números que motivam, pois outra razão da campanha é aproximar a pessoa jovem e a pessoa idosa do abismo que hoje as distancia.
Pensar e promover ações diaconais, portanto, não são importantes somente pelas vulnerabilidades hoje da pessoa idosa, mas pelo papel que possui na conscientização de jovens sobre o seu próprio futuro.

Como forma de subsidiar os grupos de jovens na campanha, o XV Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE trabalhou o tema nos dias 4 e 5 de maio na Associação Diacônica Luterana - ADL, sob a assessoria da Diác. Erica Hoffman, ex-aluna da ADL e atual diretora do Retiro Humboldt (RJ). Durante a programação, houve visita ao Ninho de Amor, instituição de longa permanência para pessoas idosas de Afonso Cláudio.

Que nossas comunidades e paróquias possam apoiar as atividades e nossas lideranças multipliquem essa bonita campanha em nosso sínodo.

Acompanhe as atividades da JE:
Instagram: @jesesb.ieclb
Facebook: /juventudesepessoasidosas

Material de apoio:

A assessora disponibilizou o material de apoio utilizado, com conteúdo, links de vídeos e sugestões de atividades:

Dinâmicas e ativadores aprendidos:
Dinâmica do norte
  • Pedir para formar círculo e cada pessoa fechar os olhos.
  • Solicitar que cada pessoa aponte para onde fica o norte. Depois pede para abrir os olhos e ver a diferença entre participantes.
  • Levantar rapidamente os motivos para a escolha do norte (referência geográfica, chute...).
  • Reflexão: às vezes as pessoas têm compreensões diferentes sobre qual o destino do grupo, pois todos e todas podem achar que estão apontando para o mesmo lugar.
Ativador - para treinar a coordenação motora e os dois lados do cérebro
  • Formar círculo e pedir para cada um abrir a mão direita e com a esquerda colocar o indicador na mão aberta do lado.
  • Um coordena e fala para cada um tentar fechar a mão aberta e tirar o dedo assim que der o sinal.
  • O sinal pode ser um número ou uma palavra específica que é dita no meio de uma frase, história ou música aleatoriamente.
  • Fazer algumas vezes e depois inverter o lado.

Mosquito africano

No círculo, o mosquito vai passar por cima da cabeça de todos os participantes, saltando de um para o outro. Quando o mosquito está na cabeça de alguém, essa pessoa abaixa-se e os/as parceiros/as dos dois lados batem palma simultaneamente, como se estivessem tentando matar o mosquito. Quando salta para a cabeça do próximo, este faz o mesmo: abaixa-se, enquanto seus vizinhos de roda tentam matar o mosquito com palmas. Até que o mosquito circule por toda a roda. Em seguida, quem estiver liderança a dinâmica pode acrescentar mais mosquitos ao jogo e também alterar a forma de matar o mosquito, modificando o tipo de palma. O desafio é lançar vários mosquitos e tentar sincronizar as palmas.


Mais fotos (com contribuição de Alex Reblim):