Páginas

3 de abril de 2017

Por menos muros e mais pontes - Retiro Sinodal do Carnaval 2017

Foto oficial do Retiro Sinodal do Carnaval 2017 - mais de 380 participantes

"Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz,
tornando os judeus e os não-judeus um só povo.
Por meio do sacrifício do seu corpo,
ele derrubou o muro de inimizade
que separava os judeus dos não-judeus". (Efésios 2.14)


Vila de Laranja da Terra ficará marcada nos corações dos mais de 380 participantes do Retiro Sinodal do Carnaval 2017. O evento mostrou a força e o engajamento da Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém nas celebrações do jubileu de 500 anos da Reforma.

O tema "Ser Jovem Luterano/Luterana: o que significa isso?" trouxe a clássica pergunta de Lutero como condutora da reflexão do retiro, sob a assessoria do P. Emílio Voigt, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da Secretaria Geral da IECLB, com o qual pudemos refletir sobre nossa identidade e confessionalidade.

Além do tema, oficinas e painéis foram oferecidos para motivar e promover subsídio para o trabalho com pessoas jovens nas comunidades: bibliodrama, espiritualidade, jogos teatrais, voluntariado, música, justiça de gênero, leitura popular da Bíblia, massagem, dinâmicas, artesanato com velas, danças folclóricas e fotografia.

Já as celebrações trouxeram à reflexão tudo aquilo que nos separa de Deus e de nossos irmãos e irmãs. Em tempos em que muros se tornaram símbolos do preconceito e xenofobia no mundo, nos recordamos que, como pessoas cristãs, somos chamados e chamadas a promover a paz e a união - construir pontes ao invés de muros. Assim, um muro foi literalmente erguido e depois transformado numa ponte, na qual todos e todas atravessaram e receberam uma muda de árvore para simbolizar a mensagem de esperança e o nosso compromisso com o futuro. Afinal, agora são outros 500!


Muro foi construído simbolizando tudo aquilo que nos afasta de Deus e de nossos irmãos e irmãs
Muro foi transformado em ponte - nós podemos fazer a diferença!

Todos e todas atravessaram a ponte e receberam uma muda de árvore como símbolo concreto de esperança
O evento teve apoio financeiro do Sínodo Espírito Santo a Belém e da Secretaria Geral da IECLB e contou com a parceria da Fundação Luterana de Diaconia - FLD, da Pastoral Popular Luterana - PPL, da Associação Diacônica Luterana - ADL, da Prefeitura Municipal de Laranja da Terra e da Paróquia de Laranja da Terra.

Confiram fotos e vídeo do evento (por Rafael Wolfgramm):

Vídeo da celebração de sábado à noite - Por menos muros e mais pontes:



Vídeos do evento:


Vídeo do Dia 01

Vídeo do Dia 02

Vídeo do Dia 03

Vídeo - Resumo dos quatro dias

Fotos: